sexta-feira, 26 de março de 2010

Quando for grande....


Quando for grande não quero ser policia, o meu pai diz que são todos uns bananas, e que é como se não existissem. Está sempre a dizer-me para que siga medicina, mas o que eu queria ser era power ranger na selva, não acho lá muita piada á história de ser médico. Gostava de mostrar a esses animais que andam por ai, e que vão andar sempre quem é que manda, e quem é que realmente sabe…posso?
Quando for grande quero ser como o Vasco da Gama “andar por mares nunca antes navegados” e mostrar a todos aqueles velhos do Restelo, que continuam a atrasar o país, que com aquilo que temos e somos no nosso país se pode fazer a diferença e que mais uma vez estavam errados…
Leonor tem 10 anos de idade quando crescer quer ser como a Amália Rodrigues cantora na língua de Camões e quer levá-la aos quatro cantos da terra com orgulho. Estranha a opção de Leonor, pelo menos nos tempos que decorrem, com tanto cantor estrangeiro, cheio de brilho e de glamour, a pequena Leonor quer logo ser como a Amália…e ainda bem que sim, esperemos que até lá não mude de ideia, porque de facto a fadista portuguesa tem tanto ou mais glamour que essa estrageirada que anda por aí.
Quando for grande quero ser cientista, mas quero ser cientista em terras lusas, não quero estar empacotado e carimbado como tantos foram para brilhar noutro pais…quero aprender no nosso país, queria que o pais acreditasse em mim e que financeiramente me desse mais apoio, que pudesse investir na minha formação e que alargasse o mercado de trabalho para que não tenha que ir para fora.
Quando for grande o Manel que tem 9 anos diz que quer ser o pai natal, mas que vai trabalhar o ano todo, para ajudar aqueles que mais precisam e ficam esquecidos como sempre durante todo o ano, pois que na verdade quem precisa não precisa só no natal.
O Martim quer ser político, diz que há-de chegar a primeiro-ministro do nosso pais, mas este rapaz inocente de apenas 10 anos de idade di-lo com todo o orgulho, que acaba por suscitar curiosidade a quem o ouve.
Os 7 anos de idade do Zé deram lhe então o conhecimento que quer ser realmente um bom agricultor, quer plantar arvores de frutos, hortícolas, etc…
Esperemos que nessa altura quando o Zé for agricultor e tiver a sua propriedade, Martim que irá ser Primeiro-ministro na altura lhe conceda mais contribuições, incentivos e que tenha como prioridade o que é nosso, o que cresce por essas terras de um pais que tinha tudo para ser um verdadeiro pais e que não mande vir de fora. Acreditemos nós que daqui a uns anos o Martim pense assim, e que entretanto o Zé não desista de ser agricultor, porque como as coisas estão e a crescer nesta realidade que hoje vivemos é um pouco difícil que não se pense em desistir…
Pergunta se á Mariana o que quer ser quando for grande, ela reflecte um pouco, faz se silencio, e por entre um sorriso responde calmamente e descontraída, “ ainda não sei ao certo, só sei que não quero ficar desempregada como o meu pai está neste momento…”
As crianças tem destas coisas, não se percebe ao certo como podem simplesmente ter uma noção da realidade, pelo menos mais colorida que a nossa, mas ainda bem que assim o é, porque se não muito mal andávamos, são as pequenas sementes que desesperadamente queremos semear para que num futuro risonho como elas possa crescer forte, convictas que o mundo pode ser diferente. Quando assim o deixar de ser, talvez tudo tenha acabado…

Sem comentários:

Enviar um comentário